Por que não devemos nos preocupar com a opinião do outro?

Buscar a aprovação dos outros é uma necessidade natural do ser humano para se sentir aceito em um grupo e para se sentir amado.

Mas é preciso ter cuidado para que a preocupação com a opinião dos outros não silencie nossos objetivos e para que a gente não perca nossa essência e autenticidade.

Busca incessante

Inconscientemente, buscamos nos adequar ao que acreditamos que vai agradar uma pessoa ou determinado grupo. Somos seres sociais e a busca por aceitação nos move.

Julgamento

Sabemos que o julgamento, mesmo que silencioso, é real nas relações humanas, então, escolhemos como agir para corresponder à expectativa que o outro tem sobre a gente.

Ansiedade

E esse medo do julgamento, de desagradar o outro nos causa muita ansiedade, o que é altamente nocivo para a nossa saúde física e mental.

Conhecer a si mesmo é a saída

O autoconhecimento é primeiro passo para entender até que ponto a opinião alheia deve interferir em nossas vidas.

É essencial para estruturar a mente, compreender a realidade em que estamos inseridos, tomar decisões e aprender a avaliar nosso comportamento, falhas e conquistas.

Controle

O autoconhecimento é também o ponto de partida para conseguir controlar o medo do julgamento e a ansiedade disparada por outros gatilhos.

Quando nos tornamos capazes de compreender o nosso interior, o verdadeiro eu, a opinião dos outros passa a não ter tanta importância.

Dicas importantes para atingir o autoconhecimento são as longas meditações e terapias holísticas, como as que desenvolvemos aqui no Instituto Plasma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *